A costa e as suas praias
A zona litoral do Concelho de Mafra é formada por arribas rochosas interrompidas pela foz de rios. É aí, e nas baías ao longo da costa, que se acumulam as areias que formam as praias do concelho.
Pondo de parte a praia do Barril, a mais ao norte, que é hoje praticamente uma zona de pedras devido ao desassoreamento que sofreu, são 12 as praias do concelho, distribuídas pelas freguesias da Encarnação, Stº Isidoro, Ericeira e Carvoeira. Em comum a todas as praias o Atlântico que as banha e também os bons acessos e locais para estacionamento de automóveis, que as tornam favoráveis ao uso pelos banhistas. Apenas três destas praias não são vigiadas durante a época balnear.
A maioria das praias situa-se na Freguesia da Ericeira, cuja vila é banhada pelas do Sul, Pescadores, Algodio e São Sebastião. Apesar da importância comercial do porto, a Ericeira encontrou nas suas praias um forte atractivo para os amantes dos banhos de mar. A beleza natural associada à forte concentração de iodo levou a que as praias da Ericeira passassem a ser frequentadas, desde o início do século XIX, por gente ilustre da época, como Bispo de Coimbra ou, mais tarde, a Rainha D. Maria Pia.
Em 1888 já se encontrava estabelecida na Ericeira uma colónia balnear de carácter sazonal, registando-se por essa altura a instalação de famílias aristocráticas de Lisboa, como as Burnay, Ulrich, ou Rivotti, que ocuparam, com as suas vivendas apalaçadas, a zona envolvente da praia do Sul. A localização próxima de Lisboa e o desenvolvimento da rede viária permitiram, a partir dos anos cinquenta, uma maior afluência de veraneantes, que tornaram a Ericeira e seus arredores numa das zonas de excelência no turismo balnear do nosso país.